Lado positivo da internet: sugestões de sites e serviços

Lado positivo da internet: sugestões de sites e serviços

Quando eu vou ministrar palestras para os pais nas instituições educacionais acaba gerando uma grande aflição sobre conteúdo na internet. Há perguntas sobre deep web, pedofilia, malwares, furtos a contas bancárias, e-mails com vírus etc. Uma das minhas estratégias nas palestras que adotei a partir de ontem foi falar de dois serviços bons na internet para cada cenário negativo que é explorado.

A minha intenção com essa postagem é reunir o máximo de conteúdo possível para equilibrar essa visão negativa que algumas pessoas têm acerca da internet e oferecer a possibilidade de usar determinados sites e serviços para ajudar na produtividade, gerenciamento de tempo e conhecimento:

TED TALKS (www.ted.com)

Conferência no TED Talks
 
TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há 26 anos como uma conferência na Califórnia, e, desde então, o TED tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. Em uma conferência TED, pensadores e realizadores de todo o mundo são convidados a dar a melhor palestra de suas vidas em 18 minutos ou menos. Entre os palestrantes que já participaram do TED estão Roger Ebert, Sheryl Sandberg, Bill Gates, Elizabeth Gilbert, Benoit Mandelbrot, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Brian Greene, Isabel Allende e o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown. Anualmente, o TED realiza três grandes eventos: a Conferência TED que ocorre a cada primavera em Vancouver, e a Conferência TEDGlobal, que acontece a cada verão em Edimburgo, Escócia. O TED também conta com um site (TED.com), no qual novas TEDTalks são postadas diariamente, o novo TED Conversations, que possibilita discussões amplas entre fãs do TED, e o Open Translation Project, que oferece legendas e transcrições interativas, permitindo que qualquer TEDTalk seja traduzida por voluntários do mundo inteiro. As TED Talks já foram traduzidas em mais de 90 idiomas. Além disso, através das iniciativas de mídia do TED, as TED Talks também são compartilhadas na TV, no rádio, no Netflix e em muitos sites.

YUPEE (www.yupee.com.br)

Gerenciador financeiro
 
O Yupee é um sistema eletrônico totalmente gratuito que permite, além do gerenciamento financeiro, o recebimento e pagamento de boletos. A nova plataforma marca a entrada da Nexxera, empresa de serviços inovadores que atua na gestão avançada dos negócios, no mercado de tecnologia para pessoas físicas. O sistema permite a organização de todos os dados financeiros do usuário, a inserção de seus compromissos em uma agenda e o pagamento de boletos de cobranças pela internet ou no celular, independente do banco ou do serviço. Segudo seus idealizadores, o Yupee é totalmente seguro pois não realiza movimentações financeiras, permitindo apenas o pagamento automático de contas

iEstudos (www.iestudos.com.br)

Gerenciador de estudos
 
iEstudos é um sistema de gerenciamento de estudos. É uma ferramenta poderosa para quem está estudando para concursos e se dedicando a provas no colégio ou universidade, principalmente pra quem estuda por ciclos. Está em desenvolvimento a dois anos e está muito à frente de qualquer planilha ou qualquer outro esforço já feito para gerenciar os estudos. Com poucos cliques, é possível criar seu plano de estudos de acordo com seu tempo livre e sua dificuldade em cada matéria. Após isso, você pode registrar diariamente o que estudou e por quanto tempo, utilizando o cronometro embutido no sistema, além de registrar quantas questões fez e a taxa de acertos. Também é possível acompanhar o rendimento dos estudos com gráficos e estatísticas. iEstudos também lhe envia e-mails diários lhe lembrando o que deve ser estudado a cada dia e também e-mails semanais com o resumo dos estudos da semana, dicas e lembretes. Tudo que é feito no sistema é registrado, tendo assim um histórico de todas as ações realizadas.

MindMeister (www.mindmeister.com)

Construção de mapas mentais
 
O MindMeister é uma ferramenta online de mapeamento mental que permite que você capture, desenvolva e compartilhe suas ideias visualmente. Mais de 7 milhões de pessoas já usam o nosso premiado editor de mapa mental para brainstorming, anotações, planejamentos de projetos e diversas outras tarefas criativas. O MindMeister fica inteiramente na nuvem, o que significa que você não precisa baixar nenhum arquivo ou atualizar nada! Esteja trabalhando no Windows, Mac OS ou Linux, você sempre pode acessar os seus mapas mentais diretamente no navegador web. Se você ainda não sabe o que é um mapa mental e sua importância, veja neste artigo sobre técnicas de estudos e o uso de mapas mentais na aprendizagem.

COURSERA (www.coursera.com)

Gerenciador de estudos
 
O Coursera é uma das mais importantes plataformas de cursos online gratuitos do mundo. Foi criado pelas universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania e tem como objetivo, além de apenas oferecer as aulas, acompanhar de perto a evolução desse tipo de educação: os MOOCs – Massive Open Online Courses (cursos on-line gratuitos e massivos, em livre tradução). Desde 2013, as videoaulas do site têm sido traduzidas para o português com supervisão da Fundação Lemann e, em 2014, quando as duas instituições formalizaram uma parceria, o site foi oficialmente lançado no Brasil. A Fundação Lemann tornou-se responsável pelo recrutamento de tradutores voluntários, além de oferecer o curso Gestão para a Aprendizagem no Coursera. Em 2015, USP e Unicamp disponibilizaram cursos inteiramente em português na plataforma. Em 2016, o Coursera passou a ser responsável pelas traduções, ao integrar os tradutores voluntários brasileiros à sua Global Translator Community, permitindo um aumento na escala das traduções e a padronização de processos de localização de conteúdo ao redor do mundo.

RADIO GARDEN (www.radio.garden)

Gerenciador de estudos
 
Com um design inspirado no Google Earth, a plataforma permite que os usuários ouçam ao vivo, e de graça, estações de rádio em centenas de países ao redor do globo. Basta clicar em um ponto luminoso do mapa e sintonizar as emissoras disponíveis. O site foi desenvolvido pelas companhias alemãs Studio Puckey e Studio Moniker em parceria com o holandês Institute for Sound and Vision. Para quem gosta quer treinar a audição de um novo idioma, pesquisar novos sons desconhecidos no Brasil ou apenas tem curiosidade de saber como são as rádios dos outros países, o Radio Garden é muito recomendado.

Posts relacionados

Deixe um comentário